Importãncia do ciclo da Água
O ciclo da água é importante, pois garante que a água circule constantemente pelo nosso planeta. Imagine, por exemplo, que os animais consumissem-na, mas que ela não retornasse ao meio. Com o tempo, essa importante substância não existiria mais no nosso planeta e, consequentemente, não haveria mais vida. Como sabemos, a água é fundamental para qualquer ser vivo, uma vez que ela faz parte da composição do seu corpo, ajuda no transporte de substâncias e participa de reações químicas importantes.
Não podemos esquecer-nos de que o ciclo da água é fundamental também para a economia. A produção de energia e a agricultura, por exemplo, são dois ramos da economia extremamente dependentes das chuvas.
Atividade sobre o ciclo da Água
Agora que você já aprendeu um pouco mais a respeito do ciclo da água, observe o desenho apresentado a seguir e tente identificar as etapas que estão indicadas pelos números. A resposta correta para cada número será apresentada após o desenho. Você pode também imprimi-lo e colori-lo!
Observe as principais etapas do ciclo da água.
Diferentemente do que muitos pensam, as nuvens nada mais são do pequenas gotículas de água. Com o tempo, a nuvem torna-se cada vez mais carregada, até que a água cai em forma de chuva (precipitação). Vale destacar também que a água pode ser liberada na forma de neve ou granizo.
A chuva, ao atingir a superfície terrestre, pode seguir diferentes caminhos. A água pode, por exemplo, acumular-se em rios, lagos e oceanos, e também se infiltra no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos.
A água presente na superfície terrestre pode também ser usada pelos seres vivos. Os animais, por exemplo, utilizam-na para sua hidratação. As plantas, por sua vez, fazem-no por meio da sua absorção pelas raízes que possuem.
A água utilizada por esses seres vivos retorna para o ambiente posteriormente. Além da transpiração, os animais podem devolvê-la ao ambiente pela urina, fezes, respiração e deomposição. As plantas também liberam a água por meio da transpiração, gutação, (eliminação da água no estado líquido pela planta) e decomposição.
O ciclo da água é fundamental para garantir que a água circule pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que a água seja disponibilizada para diversos processos e, posteriormente, possa ser reutiliza. Dentre os principais processos que ocorrem no ciclo da água, podemos destacar a evaporação da água devido à ação do Sol, a condensação do vapor de água e a formação das nuvens e precipitação.
Etapas do ciclo da Água
A energia solar funciona como um grande motor para a ocorrência do ciclo da água. É essa energia que provoca a evaporação da água dos rios, lagos e oceanos. O Sol também promove a transpiração das plantas e dos animais. O vapor de água liberado nesses processos fica na atmosfera e sobe para camadas mais altas. Em grandes altitudes, a temperatura local é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se e forme as nuvens.
Dengue
Os principais sintomas da dengue são:
* Febre
alta > 38.5ºC.
* Dores
musculares intensas.
* Dor ao
movimentar os olhos.
* Mal
estar.
* Falta de
apetite.
* Dor de
cabeça.
* Manchas vermelhas no corpo.
Como podemos combater a Dengue:
* Não deixe
água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita
sua procriação.
* Não deixe
acumular água em pratos de vasos de plantas. Coloque areia fina até a borda do
pratinho, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água
acumulada nas folhas.
* Não junte
vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de
ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde
garrafas vazias de cabeça para baixo.
* Entregue
pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em
local coberto.
* Deixe a
tampa do vaso sanitário sempre fechado.
* Retire
sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e
sabão.
* Sempre
que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água
fica acumulada.
* Lave e
troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
* Limpe
frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro
no muro que possam acumular água.
* Mantenha
a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não
for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.
* Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário